III seminario nacional genero e praticas culturais, Paraiba Brasil 26-28 Octubre 2011

Hora
Lunes, 26 de septiembre a las 8:00 – 28 de septiembre a las 11:00

Lugar
joao pessoa/ Paraiba Brasil

http://www.seminariogeneroufpb.org/

O seminário contará com 09 (nove) temas fundamentais que pretendem fomentar o debate de ideias, trocas de experiências e, sobretudo, de formulação de novas questões, na perspectiva de alcançar os objetivos propostos:

3) GÊNERO, HOMENS E MASCULINIDADES

Ementa: Práticas, teorias e metodologias no campo das discussões de masculinidades numa perspectiva da construção social e eqüidade de gênero no âmbito da academia, das políticas públicas de direitos sociais – saúde, educação e assistência social e dos movimentos sociais de base popular. Práticas de diferentes masculinidades e suas expressões em vários campos da existência humana.

Coordenador: José Luiz Ferreira – UFCG

Email: gt3@seminariogeneroufpb.or​g

1) GÊNERO, SABERES HISTÓRICOS E EDUCATIVOS

Ementa: práticas culturais de mulheres nos diversos campos da sociedade, denotativas de saberes educativos, expressões culturais de gênero e sua inserção em diferentes espaços e períodos históricos, cotidianos de mulheres, espaços de construção e apropriação de saberes, experiências e vivências culturais.

Coordenador: Antônio Roberto Seixas da Cruz – UEFS

E-mail: gt1@seminariogeneroufpb.or​g

2) GÊNERO, LINGUAGENS E REPRESENTAÇÕES

Ementa: Relações de gênero e suas representações na literatura, na mídia e outros impressos, de autoria feminina ou masculina, produzida em diferentes espaços sociais e diferentes períodos históricos da sociedade e as relações de gênero reveladas a partir da linguagem.

Coordenadora: Fabiana Sena – UFPB

E-mail: gt2@seminariogeneroufpb.or​g

3) GÊNERO, HOMENS E MASCULINIDADES

Ementa: Práticas, teorias e metodologias no campo das discussões de masculinidades numa perspectiva da construção social e eqüidade de gênero no âmbito da academia, das políticas públicas de direitos sociais – saúde, educação e assistência social e dos movimentos sociais de base popular. Práticas de diferentes masculinidades e suas expressões em vários campos da existência humana.

Coordenador: José Luiz Ferreira – UFCG

Email: gt3@seminariogeneroufpb.or​g

4) GÊNERO, EDUCAÇÃO E MOVIMENTOS SOCIAIS

Ementa: Gênero e a complexa problemática de organização de homens e mulheres nos movimentos sociais. As relações de gênero como movimento educativo de cidadania e participação popular. Elaboração política e educacional sobre gênero e feminismo no Brasil.

Coordenadores: Orlandil de Lima Moreira – UFPB

E-mail: gt4@seminariogeneroufpb.or​g
5) GÊNERO, TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Ementa: O gênero na estruturação do conjunto das práticas sociais, políticas e econômicas a fim de identificar a divisão sexual existente na divisão social do trabalho e a determinação do gênero na relação humana com a natureza e a apropriação do espaço. Concepções de gênero presentes nas políticas de geração de renda e de promoção do desenvolvimento sustentável.

Coordenadora: Auri Donato da Costa Cunha – UEPB

e-mail: gt5@seminariogeneroufpb.or​g

6) GÊNERO, CORPO E SEXUALIDADES

Ementa: Gênero, corpo e sexualidade no debate acadêmico e na prática pedagógica hoje. As políticas culturais e lingüísticas que produzem esses debates e promovem a construção dessas práticas. A revisão pós-estruturalistas destes temas e a desnaturalização dos lugares dos sujeitos.

Coordenadora: Elisa Mariana de Medeiros Nóbrega – UEPB

e-mail: gt6@seminariogeneroufpb.or​g

7) GÊNERO, CULTURA E EDUCAÇÃO

Ementa: Ementa: Interfaces de gênero e educação na perspectiva dos estudos culturais. Práticas educacionais e políticas culturais que envolvem o debate e a promoção da equidade de gênero e da diversidade sexual. As dimensões educativas da produção e consumo de artefatos culturais (midiáticos, artísticos, literários) e seus impactos na constituição de lugares e diferenças de gênero.

Coordenadora: Alômia Abrantes – UEPB

E-mail: gt7@seminariogeneroufpb.or​g

8) GÊNERO, SAÚDE E DIVERSIDADE

Ementa: Saúde como prática social. Intersecções entre a saúde e marcadores de diferenças sociais (gênero, raça/etnia, território, classe, sexualidade, geração); direitos sexuais; direitos reprodutivos; trabalho.

Coordenadora: Jussara Carneiro Costa – UEPB e PPGNEIM/UFBA

E-mail: gt8@seminariogeneroufpb.or​g

9) GÊNERO E FEMINISMO

Ementa: O objetivo é analisar a trajetória do feminismo mundial e brasileiro, destacando os inúmeros estudos relacionados à diversidade de lutas e manifestações históricas.

Coordenador: Glória Rabay – UFPB

Email: gt9@seminariogeneroufpb.or​g

10) GÊNERO, INFÂNCIA E JUVENTUDE:

Infância e historicidade; racionalidade moderna: relações entre infância e poder;constituição de subjetividades, corporalidades e sexualidades infanto-juvenis; práticas de produção de identidades sexuadas nas instituições (escola, família, medicina) e práticas informais (ruas e sociabilidades); práticas lúdicas, lazer e consumo.

Coordenadoras: Mónica Franch e Maria do Socorro Queiroga

Email; gt10@seminariogeneroufpb.o​rg

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión / Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión / Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión / Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión / Cambiar )

Conectando a %s